O HEADMOUSE é um software que permite realizar as funções do mouse através de movimentos da face, olhos e boca. O único hardware necessário para isso é uma webcam que permita uma boa resolução.O software do Headmouse vai detectando através da webcam os movimentos da face, que guiam o ponteiro do mouse. Os clicks são substituídos pelos movimentos da boca. O software se destina à usuários que não tenham deficiência na movimentação do braços e mãos.

  Opera sem fio e Pixel precise pointOperates in conjunction with or replaces a standard desktopem conjunto com/substitui um rato normal; pCan be used in conjunction with a variety of clicking solutions, including adaptive switches, Sip/Puff Switch, Dragger, SofType and KeyStrokepode ser usado em conjunto com uma variedade de clicar em soluções, incluindo switches adaptativa, SIP / Puff Switch, Arrasta, SofType e as teclas digitadas; No software required uses standard USB mouse interfacnão requer software pois utiliza interface de mouse padrão USB; Powered from host device, no separate power cable needese alimenta a partir de dispositivos de acolhimento, sem cabo de alimentação separada necessária; seu peso é de aproximadamente 96 gramas, entre outras.

O HEADMOUSE foi desenvolvido pelo Grupo de Robótica da Universidade de Lleida na Espanha e é sem dúvida um grande passo no processo de evolução da tecnologia por qual passamos todos os dias porque representa mais uma vitória para as pessoas debilitadas fisicamente. A primeira vista parece complicado de usar, e realmente, é, pois requer muita paciência.Logo no começo o programa realiza uma calibração que pode levar alguns minutos.Depois, já está pronto para ser usado.Além de paciência, te exige delicadeza pois movimentos bruscos podem reiniciar o processo de clicar ou arrastar, por exemplo. Outro ponto que consideramos negativo foi o fato da imprecisão do software, mas é claro que isso acontece por estarmos acostumados a usar o mouse com a mão.Seria o caso de um uso diário até nos habituarmos com ele.