O DOSVOX tem por função viabilizar o acesso de deficientes visuais (totais ou parciais) à computadores por meio de comunicação via síntese de voz, ou seja, utiliza o áudio em substituição à visão.

   O DOSVOX é utilizado no ambiente Windows e foi o primeiro software produzido com a síntese de voz em português.Além de ser ‘free’, é totalmente interativo, tanto que seu uso se dá através da conversa do usuário com o próprio programa.As necessidades para seu uso são ausência total ou parcial de visão.

Além disso, o DOSVOX inclui: sistema operacional que contém os elementos de interface com o usuário;Editor, leitor e impressor/formatador de textos;Impressor/formatador para Braille; Programas sonoros para acesso à Internet, como Correio Eletrônico, Telnet, FTP e acesso à WWW;Diversos programas de uso geral para o cego, como caderno de telefones, agenda de compromissos, calculadora, preenchedor de cheques, cronômetro, etc;Jogos de caráter didático e lúdico;Ampliador de telas para pessoas com visão reduzida;Programas para ajuda à educação de crianças com deficiência visual;Leitor de telas/janelas (versão para Windows).

   Os desenvolvedores do Projeto DOSVOX foram José Antônio dos Santos Borges que é o coordenador do projeto e Marcelo Pimentel Pinheiro, que foi quem desenvolveu os primeiros programas do sistema, como o ‘Edivox’.

   A aplicabilidade do DOSVOX foi incrível, muito fácil à instalação e ainda gratuito, sem pagar nada. Posso facilmente executá-lo a partir do Menu Iniciar; um arquivo contendo um preparado para correr a versão portátil que pode ser executado a partir de qualquer lugar em seu disco rígido, um drive USB ou até mesmo de um CD. Além do mais o programa é se fácil acesso, posso mexer nele com os olhos fechados e consigo manuseá-lo e compreendê-lo. Para os cegos seria algo ótimo, pois poderiam usufruir dele e tornarem-se empregados, podendo usar o DOSVOX em uma empresa ou outro serviço.